sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO??

Uma pergunta e dúvida que a maioria das pessoas têm ao falar sobre os Estados Unidos é a questão do tão temido visto americano. Então resolvi falar um pouco sobre isto. Primeiro, vou falar sobre o processo para obtenção do visto e depois da minha experiência neste processo.


COMO É O PROCESSO PARA SE TIRAR O VISTO AMERICANO?

Primeiramente você deve levar em consideração que existem vários tipos de vistos para se entrar nos EUA.. os mais comuns são o de estudante - visto tipo F1 (este é o meu tipo de visto) e o visto de Turismo ( Tipo B).

Existem pequenas diferenças na obtenção destes dois tipos de vistos e sua destinação.

Vamos ao passo-a-passo:

1. A primeira coisa a se fazer é pagar a taxa de R$ 38,00 para obter a senha de agendamento da entrevista. Tenha em mãos o número do seu passaporte.

2. Apos pagar a taxa, entre novamente no site da embaixada e marque a data da sua entrevista. No Brasil há quatro consulados americanos que emitem o visto, nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. O site informa o tempo de espera e as próximas datas disponíveis para agendamento.

Enfim, esta é outra parte ruim pois quem não mora nestas cidades, como o meu caso que moro em BH, é preciso gastar com a viagem e hospedagem em uma destas cidades.

3. Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160.

Há um tempo limite para preenchimento de 20 minutos, então tenha todas as informações com você. Caso algo dê errado, nada de desespero. O sistema permite que você salve o preenchimento e continue mais tarde. No dia da entrevista, leve também a página de confirmação do preenchimento, recebida após o envio do DS-160.

Nesta etapa é importante saber UM POUCO DE INGLÊS pois, lá tem alguns tira-duvidas mas as instruções são todas em inglês.

4. Pague a taxa de Solicitação de Visto de 140 dólares: O pagamento pode ser feito nas agências do Citibank, somente em dinheiro (espécie) e em Reais, de acordo com a taxa de câmbio do dia.


Se for tirar o visto F1, como eu, terá que pagar ainda uma taxa ao governo americano chamada SEVIS... o valor varia um pouco... no meu caso tive que pagar US$ 200,00 e neste caso você TEM QUE TER um CARTÃO DE CREDITO INTERNACIONAL.

5. Compareça ao Consulado na data marcada para sua entrevista com todos os documentos necessários: Você deverá levar a confirmação de preenchimento do formulário e os outros documentos necessários, que podem ser consultados na página da Embaixada americana no Brasil.

Caso o seu visto seja aprovado, você terá que pagar no final da entrevista uma TAXA DE CORREIO para a entrega do seu passaporte.

ATENÇÃO:

NENHUMA das taxas serão reembolsadas caso seu visto seja negado. TENHA CIÊNCIA DISTO!!

SITE DA EMBAIXADA: http://www.visto-eua.com.br

Boa sorte!!!

3 comentários:

  1. Olá, que tipo de perguntas eles fazem na entrevista? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... As perguntas depende de cada caso... mas todo mundo que conheço e passou por lá conta o mesmo.. eles te perguntam coisas de praxe tipo o que vc vai fazer nos USA? Qto tempo va ficar lá? Vai ficar hospedado aonde? A qto tempo trabalha na empresa( empresa que vc trabalha atualmente - se trabalhar)?? Etc.... Não preocupe.. é tranquilo se vc tiver todos documentos pra comprovar o que vc colocou no formulário... Ah!! Uma dica!! Fique bem relaxado... eles observam bastante o seu comportamento lá.. se vc estiver mto nervoso eles pegam mais pesado na sua entrevista!!

      Excluir
  2. as perguntas são em inglês?

    ResponderExcluir